segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Look do Dia - Algumas Dicas

Existe uma polêmica em volta de posts do estilo Look do Dia: muitas pessoas dizem que é uma das facetas mais fúteis dos blogs de moda, mas não precisa ser assim. Confesso que um look bem produzido é inspirador, nos faz olhar para as nossas peças guardadas com uma nova perspectiva. Eu mesma tenho vários links nos meus favoritos de blogueiras cheias de estilo que me inspiram e me fazem desejar coisas novas. E é isso que a moda faz, primordialmente: nos faz desejar! E tem aqueles momentos que você monta um look tão legal que você precisa compartilhar, não é mesmo?

Então juntei aqui algumas dicas que julgo úteis para aprimorar os Looks do Dia:

1. A Câmera: não julgo que seja necessário você ter a melhor câmera de todas, uma câmera profissional para registrar seus looks. É bom ter uma câmera decente (câmera de celular - NOT), e saber que as câmeras tem algumas limitações. Por exemplo, fotos com flash nunca ficam muito boas: tire as suas fotos de manhã ou de tarde. Outra coisa é evitar tirar auto-foto (esticando o braço e olhando para o lado), e pedir para um alguém (sua irmã, seu namorado, seu amigo, alguém desocupado por perto) tirar a sua foto, caso você não tenha um tripé. Ou então encontre um lugar com a altura adequada e ponha a sua câmera para tirar a foto com timer programado.

Se você faz faculdade de moda ou comunicação, com certeza deve ter algum amigo que adora tirar fotos e pretende ser fotógrafo. Então converse com ele, marque algum dia para vocês se encontrarem, separe alguns looks e faça uma sessão de fotos! Tanto vai ser bom para o seu blog, como vai ser uma boa experiência para o seu amigo.

2. O local: procurem um lugar legal para tirar as suas fotos. Em frente ao guarda-roupa ou em frente a uma parede descascando dentro da sua casa não é legal.

Fortaleza é uma cidade linda, só o que não faltam são locais legais para você tirar as suas fotos. Um exemplo que eu dou são as próprias universidades: tanto a UFC quanto a Unifor, por exemplo, têm áreas arborizadas bonitas, que com certeza rendem boas fotos. Ou então vá para a sua rua (com cuidado, claro... ninguém quer sair montada e carregando uma câmera pelas ruas perigosas!) e tire suas fotos lá. Improvise! O Dragão do Mar também é uma locação maravilhosa, a praia... Imagina uma foto do look do dia na ponte vermelha do Dragão?

Mas isso não é obrigatório. Uma boa parede lisa, sem nada, com um piso decente (gente, eu já vi fotos de parede descascando e piso faltando lajota! Bom senso, não é? Se sua casa está em reforma, vá para a casa da sua avó e aproveite os azulejos legais que ela pode ter na sala) já quebra um galho.

3. Os looks: produza um look que você considere realmente legal, e não algo que você montou de última hora só para ter assunto pra postar. Planeje os seus posts, isso faz com que a qualidade deles aumente, e no fim das contas, aumente também a qualidade do seu blog. Monte looks diferentes, misture as suas peças, faça uma composição com as peças que você acabou de adquirir. As leitoras olham blogs de moda em busca de looks para ver algo inspirador, para pensar "nossa, eu nunca tinha pensado em usar aquele colete velho da minha mãe assim! Agora já sei!" e não para ver você no Look do Dia Indo Comprar Pão.. Gente, colocar um short jeans, uma camiseta velha e uma sandália Havaiana (ou pior) todo mundo sabe. Agora, fazer com que esses três itens se transformem em algo maravilhoso, com acessórios incríveis e uma produção ótima... Isso sim é um desafio! E é isso que as leitoras querem.

4. Maquiagem: observe bem os blogs de maquiagem, como a Dia de Beauté e a 2Beauty. Nelas, não acontece o efeito meio ovalado, em que as fotos ficam distorcidas por terem sido tiradas muito perto. Se você fez uma maquiagem maravilhosa que precisa compartilhar, procure tirar uma foto do rosto inteiro, de olhos abertos mesmo, e quem sabe colocar o detalhe da sombra em um... detalhe. Não tire as fotos de cima para baixo (com o feeling de fotos de adolescente no espelho), tente fazer algo mais profissional. Para isso, veja como outras blogueiras mais "profissionais" fazem e se inspirem.

5. Photoshop: Photoshop não é obrigatório, mas ajuda HORRORES. Imagine aquela sua foto: você fez tudo, chamou o seu amigo para tirar as suas fotos, foi para o Dragão do Mar, se maquiou direitinho, demorou anos para fazer o look perfeito e... Na última hora, a foto não ficou 100%, ou você não ficou tão bonita assim, não sei, seu cabelo está estranho, seu olho ficou baixo... Ou então as cores não ficaram muito legais. É neste momento que serve o Photoshop: uma simples ajustada de Cores e Níveis já ajuda, e muito, na produção final das fotos. E também ajuda pra disfarçar um defeitinho ou outro (mas nada de dar uma de Susana Vieira e colocar aquelas fotos mega artificiais!).

Hoje em dia não há dificuldade em obter o programa, e só o que não faltam na internet são sites com tutoriais simples para melhorar as suas fotos. O Photoshop não é um bicho de 7 cabeças, e sim um aliado seu!

5. Busque Inspirações: essa é a regra geral, se inspire em quem faz bem para fazer bem também. Não estou dizendo para sair por aí copiando os looks: é só ver como é que está sendo feito, olhar para si mesma, fazer uma reflexão e ver onde pode melhorar. Olhar para você mesma, refletir e ter bom senso é muito importante... Seja o seu maior crítico. Existem inúmeros blogs de Looks internacionais e nacionais que são maravilhosos, assim como sites como o LookBook.nu. O que não falta nesta web é inspiração!

Imagens inspiradoras:
A Betty em suas fotos nas ruas
Alix e seus looks maravilhosos
Exemplo da parede lisa no LookBook
E não só as blogueiras gringas que postam imagens lindas!
Olha só o exemplo das blogueiras daqui do Ceará:

A Deby e a Yáskara arrasando nos looks e nas fotos!


Ah, outra coisa: só porque é Look do Dia, não significa que você precise tirar TODO SANTO DIA a foto do seu look. Se você aguardar alguns dias entre um post e outro, dá para melhorar a produção, passar mais um tempinho editando, enfim... Tudo para melhorar o seu Look do Dia e, consequentemente, o SEU blog!

Espero que as dicas sirvam.
Beijo!

Gabriela.

7 comentários:

  1. Gabriela,
    Parabéns pelo post de extrema utilidade!
    É bom ver que vocês levam realmente o blog a sério e prestam um serviço tão bacana, ajudando a divulgar e melhorar os blogs locais.
    Dicas sempre bem vindas pra quem faz look do dia!
    Não é o meu caso, mas adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gabi, não tenho nem o que dizer.

    Parfait!

    Orgulho de vc, parabéns e obrigada! ;***

    ResponderExcluir
  3. Muito legal este post.É verdade que aqui, a gente tbm capricha.
    Aproveita e me segue...Bjks!!!

    ResponderExcluir
  4. Gabriela o post foi bem esclarecidor,toda informação é válida!
    bj
    Jane

    ResponderExcluir
  5. bem amei teu post, realmente esclarecedor -.-
    e eu como to começando blog é bom pra não ter falhas assim -.-'
    ja sou uma seguidora
    beijos
    http://glitteregraxa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ah super adorei o post, e concordo bastante. Também tenho meus favoritos looks do dia e me inspiro em muitos dos meus looks nesses sites. Principalmente quando quero comprar um acessório novo e vê o que vai rolar na proxima estação, pq muitas dessas blogueiras fashionistas estão espalhadas pelo mundo a fora, inclusive eu que sou cearense e moro nos Estates.. Depois passa la no meu blog http://ambientevistoriado.com/
    adorei isso aqui
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Post Maravilhoso! Parabens! Concordo com tudo mesmo, sempre ficava com vontade de comentar td isso em alguns looks que eu via!
    bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails