sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quem somos XIII - Clara Dourado


Nome: Clara Dourado
Idade: 23
Cearense
Ocupação:Sou formada em Jornalismo pela Unifor e pretendo fazer Mestrado na área de Moda. Além de ser uma das editoras da Revista LAB (projeto meu em parceria com Tiago Lopes e Filipe Acácio) sou editora de mídias sociais na empresa Web&Mídia. Ou seja: sou blogueira profissional! Atualmente sou responsável pela edição de conteúdo dos blogs da Lugage, Moda.com, Cardigan e Cholet – e do The Nerd Fashionist, claro!

O que você mais gosta no seu próprio Blog?
Adoro pesquisa de tendências, trocar reflexões e questionamentos sobre o mercado, além de dicas de moda. Mas com certeza o que considero um diferencial (em relação aos blogs do estado) e que é minha verdadeira paixão (tanto que escolhi como tema para a minha monografia) é a questão da sustentabilidade. Gosto de dar dicas de como ter uma vida mais “ecologicamente correta” e também indicações de livros, filmes ou vídeos que tratem do assunto.

Como começou a 'blogar"?
Lembro que no meu primeiro ano de faculdade eu já possuía um blog, mas era bem pessoal e eu raramente falava sobre moda. Minhas amigas reclamavam que eu trabalhava com moda e não possuía um blog sobre o assunto então resolvi criar o The Nerd Fashionist pra compartilhar coisas bacanas com elas (isso foi em 2006). Não levava muito a sério a frequência das postagens, até que realmente percebi que outras pessoas (além dos meus amigos) liam o blog.

Um ídolo profissional. Porque?
Citar Coco Chanel nem vale, né? Admiro o trabalho de: Thierry Mugler, Hussein Chalayan, Riccardo Tisci, Gloria Coelho e Oskar Metsavaht. São visionários. No Jornalismo de Moda gosto muito do trabalho da Maria Prata e da Costanza Pascolato. E na área do Jornalismo Ambiental, André Trigueiro autor do livro “Mundo sustentável”.

Um ídolo pessoal. Porque?
Minha avó, minha mãe, meu pai e minha tia Tânia. São tantos os motivos, não há como não admirá-los. Pela determinação, força, integridade, inteligência, empatia e por terem sido pessoas fundamentais para a minha formação.

5 Livros bons:
Ai, são tantos... Eu sou traça de livro! Vou citar só esses e com dor no
coração...
A trilogia O Senhor dos Anéis de J.R.R. Tolkien
Eco-chic: the fashion paradox de Sandy Black (ainda sem versão em português)
Eco-chic: o guia da moda ética para a consumidora consciente de Matilda Lee
A insustentável leveza do ser de Milan Kundera
O Império do Efêmero de Gilles Lipovétsky

5 Filmes bons:
Dançando no Escuro de Lars Von Trier
Sonhos de Akira Kurosawa
Hair de Milos Forman
Oceanos de Jacques Cluzaud e Jacques Perrin
O Senhor dos Anéis (a trilogia) de Peter Jackson

5 Blogs Bons:
Gosto muito dos blogs de moda de Fortaleza e leio meus favoritos todos os dias. Mas vou citar
cinco blogs de fora para que quem não conheça ainda, possa fazer uma visita:

Jak & Jil - http://jakandjil.com/blog/
Stockholm Streetstyle - http://carolinesmode.com/stockholmstreetstyle/
Pandora - http://www.misspandora.fr/
WWD - http://www.wwd.com/
The Selby - http://www.theselby.com/

5 Boas Bandas/músicos:
Radiohead, 
Björk,
 The Beatles, 
Marisa Monte e 
Beirut.


Melhor programa no final de semana:
Sou de opostos. Às vezes sinto uma “necessidade incontrolável” de sair pra dançar e outras vezes gosto de ficar curtindo minha casinha, com meu amor, vendo filmes. Atualmente estou mais nessa segunda opção, por puro cansaço! Haha

O que gosta, e o que não gosta de ver Blogs de Moda:
Gosto de streetstyle, notícias, reportagens, entrevistas, editoriais de revistas internacionais, imagens inspiradoras e tutoriais de beleza. 
Detesto erros de português, egocentrismo, falta de compromisso com os leitores e gente que copia os posts alheios – infelizmente isso já aconteceu comigo diversas vezes.

Qual é a sua relação com a Moda?
Comecei como modelo aos três anos, sou apaixonada por revistas de moda desde os sete (e as coleciono desde então) e por volta dos 15 fui me interessando cada vez mais pelos bastidores. Nunca levei a carreira de modelo a sério. Sempre gostei de escrever e de fotografar, por isso entrei no Jornalismo. Desde o início da faculdade eu já queria trabalhar com jornalismo de moda e a maioria dos meus estágios foi nessa área. Na Unifor, sempre que podia minhas matérias eram sobre moda ou arte. Hoje a moda é tão presente na minha vida que não consigo “me desligar”. Quando você é uma profissional do meio a moda acaba se tornando um estilo de vida.

Defina como você vê a Moda Cearense hoje.
Apesar da grande estrutura industrial o Ceará ainda é muito carente em diversos campos do mercado de moda. Atualmente Fortaleza conta com quatro cursos de graduação o que já demonstra a força do setor e a busca por mão de obra especializada. Isso somado aos grandes eventos que temos aqui como Dragão Fashion Brasil e Maxi Moda só comprova a boa fase que a moda cearense se encontra com novos designers ganhando destaque também no cenário nacional. Ainda há muito o que melhorar, claro, mas sou muito otimista em relação ao nosso mercado e aos profissionais atuantes nele. Outro ponto forte da valorização da pesquisa de moda é a popularidade dos blogs de moda. Cada vez que entro aqui e vejo mais nomes na lista
fico emocionada de ver tanta gente bacana compartilhando suas opiniões e visões, tão diversas entre si. Cada blog agrega um olhar diferente e essa multiplicidade é muito importante pra acharmos um caminho democrático nos meios de comunicação.

10 comentários:

  1. Olá! Adoramos o seu blog por isso linkamos ele no novo blog da Aspectho. Passa lá para conferir: http://blog.lojaaspectho.com.br/
    Bjus, Aspectho.

    ResponderExcluir
  2. Meninas, adorei participar do Blogs de Moda CE!
    Acho super importante o trabalho de vocês!

    Obrigada pelo convite, estou sempre às ordens!

    Beijões!

    ResponderExcluir
  3. Isabelly: Muito obrigada! Fico feliz que você acompanhe o blog! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Clarinha, te desejo todo o sucesso pois você merece, sempre efetuando seu trabalho de forma tão profissional, que deveria servir de exemplo para quem deseja seguir a área de blogueiro ou jornalista de moda! Beijos linda!

    ResponderExcluir
  5. Ainda mais fã da Clara Dourado! Com tão pouca idade é inteligente, criativa, bem articulada e objetiva. A garora realmente tem conteúdo e muita informação boa p repassar! Um pessoa q acrescenta sempre! Bjos e mais sucesso ainda p ela

    Jully

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Não conhecia Clara Dourado e confesso ter ficado bastante admirada com a entrevista dela! Tem muito conteúdo essa garota! Pode ter certeza que ganhou mais uma leitora pro TNF :)

    ResponderExcluir
  7. Ed/Sabbia: Obrigada pelo apoio, sempre! Beijos!

    Jully: Muito obrigada pelo seu comentário e pelas palavras de carinho. Adorei! Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista. Clara - apesar de muito jovem - é uma profissional responsável e com um olhar sensível e inteligente, que nos empresta a cada texto e entrevista.
    Parabéns Tânia Dourado

    ResponderExcluir
  9. Não me surpreendí,não podia esperar menos de alguém tão visionária,corajosa e articulada.
    Num estado cheio de tabus onde moda ainda é algo tão familiar e as vezes pouco profissional,pessoas como você dão força para continuarmos,acreditando que podemos sim ser referência em moda autoral e com DNA cearense sem cópias....bjum...do fã


    Tadeu
    www.coletivoinstalacao.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails