quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Quem somos XIV - Mônica Lucas


Nome: Mônica Lucas
Idade: Mais de 20 ;)
Cearense? Nasci em São Paulo, mas vim ainda criança pra Fortaleza. A maior parte da infância e adolescência foi toda por aqui.
Ocupação: Jornalista freelancer. Atualmente escrevo para as revistas Renergy Brasil, Profissão Moda e OlharCE-Bienal Internacional de Dança. Também estou no meio do mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, onde analiso a linguagem dos desfiles de moda. Pretendo um dia voltar ao Estilismo, que tranquei na metade do curso.
Twitter: @primeirafila

O que você mais gosta no seu próprio Blog?
No momento, estou empolgada com as mini-entrevistas da seção "Bora prestar atenção?", com pessoas que estão lançando um olhar diferente sobre moda, jornalismo, corpo, etc

Como começou a 'blogar"?
Comecei em 2002 (sou véia!), com o pseudônimo Miss Koltrane #shameonme. Na época, os blogs estavam começando, a gente nem sabia o que fazer direito com eles, eram diarinhos virtuais mesmo, mas formamos uma comunidade bem bacana, com amizades que persistem até hoje. :) A moda aparecia apenas pontualmente.Só em 2007 que passei a blogar com mais freqüência sobre o assunto, porque foi também quando comecei a trabalhar na área.

Um ídolo profissional.
Robin Givhan, a primeira e única jornalista de moda a ganhar um Pulitzer. Suas análises relacionam a moda com cultura, economia e política, mas sem reforçar esterótipos e a idéia do julgamento pela aparência.

5 Livros bons:
As Intermitências da Morte (Saramago)
O Amor nos Tempos do Cólera (García Marquez)
A Metamorfose (Kafka)
Os Belos e Malditos (F.S. Fitzgerald)
Lolita (Nabokov)

5 Filmes bons:
Encontros e Desencontros
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
A Primeira Noite de um Homem
Jules et Jim
Um Lugar Chamado Notting Hill

5 Blogs Bons:

5 Boas Bandas/músicos:
Beatles, sem comentários, né?
Pixies, college rock americano com uma dose de insanidade
Sonic Youth, barulhenta, distorção pós-punk das boas
Madonna, pop e diiiiiiva, sem mais a dizer
Steve Wonder, black music de primeira, boa pra dançar e pra namorar




Melhor programa no final de semana: 
Café da manhã na padaria, cinema com o namorado, amigos em volta da mesa, pista de dança.

O que gosta, e o que não gosta de ver Blogs de Moda:
Gosto de blogs com personalidade, de "sentir" o blogueiro nos posts, pelo seu estilo de escrever, pelas suas reflexões e idéias em cima do assunto, por atentar para o que ninguém viu ou pelo que ele acrescenta ao que todo mundo já está falando. Por isso não gosto de blogs que se alimentam apenas de ctrl-c/ctrl-v de releases e notícias que já li em outros sites.

Qual é a sua relação com a Moda?
Meu interesse maior não é pela Moda em si, mas pela construção da aparência (o vestir, adornar, embelezar) e como a Moda faz parte disso - para o bem e para o mal.


Como você vê a Moda Cearense hoje?
Fico muito feliz quando olho para a mudança no perfil da moda cearense. Temos indústrias fortes de têxteis, confecções e sapatos, que têm papel de destaque na história econômica do Ceará. Há décadas abastecemos o mercado Norte e Nordeste, com uma moda comercial. Já há algum tempo que conseguimos conciliar esse tipo de confecção com uma moda mais autoral. O estilista hoje trabalha numa loja atacadista de perfil comercial, mas também mantém sua produção em menor escala numa marca própria ou num projeto como o Coletivo. Não dá pra não citar o Dragão Fashion como potencializador desse movimento, pois foi esse evento que deu visibilidade a esses estilistas. Não é porque sou daqui, mas considero a moda autoral feita no Ceará como uma das mais criativas e bem resolvidas do Brasil, em termos de design, conceito e identidade. Merecia mais destaque da mídia nacional.

4 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, adorei!
    Admiro o trabalho da Mônica, gosto muito dos seus textos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. SUAS LINDAS! Também adoro vocês. =)

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia seu trabalho , já virei fã.Segura,expõe bem seus pontos de vista,ótimas dicas...muito bom mesmo!!!Parabéns...
    Se vc puder dar uma olhada no meu bloguinho...coletivoinstalacao.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails